Bagagem – Como Evitar o Extravio de sua MalaTempo de Leitura: 3 min

malas

Ter a bagagem extraviada é um problema bastante comum, podendo ocorrer com qualquer passageiro. Em razão do tempo até que as malas sejam encontradas, recomenda-se que a bagagem de mão seja carregada com alguns itens essenciais.

Por conta do intervalo entre embarques e desembarques, os voos com conexões são mais propensos a extravios. Segundo dados da Sita, empresa provedora de tecnologia para transportes aéreos, são mais de 25 milhões de malas perdidas por ano, em todo o mundo.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como evitar o extravio de sua mala de viagem, que você confere a seguir.

SOBRE A IDENTIFICAÇÃO DA MALA DE VIAGEM

Ao entregar a mala de viagem, certifique-se de que as informações do comprovante estão corretas e guarde o documento em um lugar seguro. Para que a bagagem seja identificada com mais facilidade, personalize-a à sua maneira e tire fotos para auxiliar no processo de localização.

Alguns países usam a força para abrir as malas perdidas, de modo a evitar ameaças terroristas. Daí a importância de identificar o interior das malas de viagem, além do exterior.

Vale lembrar que a bagagem deve ser devolvida em até 48 horas, no endereço fornecido pelo passageiro. Para comunicar o extravio, é preciso se dirigir ao balcão de atendimento do aeroporto.

SOBRE O EXCESSO DE BAGAGEM

Pense em quantas peças de bagagem levar, não apenas pela possibilidade de extravio, mas por conta das taxas adicionais cobradas dos passageiros que ultrapassam o limite estabelecido pela companhia aérea. Na classe econômica, o peso máximo é de 32 quilos por passageiro.

Leve apenas o necessário, considerando o tempo de viagem, o clima do destino e as atrações que deseja visitar. Alguns países exigem itens mais pesados, como casacos e botas reforçadas. Lembre-se também de reservar um espaço para os itens comprados ao longo do passeio.

Por fim, procure dividir seus pertences em duas malas, uma de mão, que te acompanha durante a viagem e carrega os itens essenciais, e outra que será despachada, contendo os itens maiores.

SOBRE CHEGAR AO AEROPORTO COM ANTECEDÊNCIA

Além de evitar situações desagradáveis provenientes de atrasos, chegar ao aeroporto com antecedência diminui os riscos de extravio da bagagem.

O cuidado dos funcionários do aeroporto com suas malas de viagem é reduzido quando o procedimento é feito às pressas. Por isso as empresas pedem que os passageiros se apresentem pelo menos uma hora antes do voo.

Ao contrário do que se imagina, as conexões um pouco mais longas são ideais para realizar esses procedimentos com calma, evitando problemas maiores no decorrer da viagem. Ou seja, conexões de curto prazo podem colaborar para o extravio de bagagens.

O QUE FAZER QUANDO SUA MALA DE VIAGEM É EXTRAVIADA?

Primeiro, organize uma bagagem de mão com itens essenciais, como documentos, aparelhos eletrônicos, algumas peças de roupa, itens básicos de higiene etc.

No caso de extravio, avise a companhia aérea assim que possível. Ela é obrigada por lei a fornecer o documento que comprova a falha da própria companhia, chamado de Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB).

Depois disso, a empresa terá sete dias para devolver a mala de viagem da mesma maneira que foi despachada. Ela também é obrigada a ressarcir os danos, o que possibilita a compra de itens básicos enquanto o problema é resolvido.

Caso a situação não seja resolvida diretamente com a empresa, ou nos casos de prejuízos maiores, é recomendado consultar um advogado, visando a indenização pelo ocorrido.

Pronto, você já sabe como evitar e o que fazer no caso de extravio de sua mala de viagem, também sabe o que fazer caso a situação se apresente. Fique atento e aproveite o passeio!

Deixe um comentário