Madrid, principal polo econômico, político e cultural da Espanha, é conhecida por preservar o aspecto histórico de suas ruas e construções sem comprometer a infraestrutura e a qualidade de vida de seus moradores.
Em vista disso, a cidade se mantém entre as mais procuradas da Europa, acolhendo milhões de turistas todos os anos. Chamberí, Retiro, Arganzuela e, sobretudo, o Centro, são os distritos municipais mais visitados.
Arte, museus, palácios e cultura madrilena: descubra quais são os principais pontos de interesse da capital espanhola.
Você sabia que viajar faz bem a saúde?
Viajar é um hábito extremamente prazeroso, quem não gosta de visitar novos lugares, provar novas gastronomias e conhecer diferentes culturas?
Além disso, viajar também é benéfico para a saúde! Isso mesmo, viagens em grupos ou até mesmo sozinho são ótimas práticas para socializar, melhorar a saúde mental e dependendo do destino, até mesmo a saúde física!
Você já deve ter visto grupos de idosos de casas de repouso fazendo viagens e passeios com seus hóspedes, é exatamente por este motivo, o benefício para a mente e para o corpo.
Até mesmo os planos de saúde recomendam viagens como bons complementos de tratamentos para depressão, ansiedade, sindorme do pânico, e ate mesmo alzheimer
PALÁCIO REAL DE MADRID
Os espanhóis vivem uma monarquia constitucional, o que significa que o monarca exerce sua autoridade com base em uma constituição, enquanto os representantes do poder legislativo são eleitos democraticamente.
O Palácio Real de Madrid é, portanto, a residência oficial do Rei de Espanha, embora seja usado principalmente em ocasiões de gala, recepções oficiais, entregas de prêmios e almoços.
Construído em mármore e rodeado por diferentes jardins e pátios, o palácio conta com 135 mil metros quadrados e mais de 4 mil quartos. Seu interior é decorado por nomes como Goya, Velázquez e Caravaggio.
Destacam-se a escadaria principal, em mármore, o Salão de Colunas, onde ocorriam os bailes e banquetes, o Salão de Gasparini, onde o Rei se vestia em presença da Corte, a Saleta de Porcelana, a Sala do Trono, a Capela Real e a Real Biblioteca. No seu interior, prevalece o estilo rococó.
Os turistas podem visitar a construção através de excursões guiadas com duração de aproximadamente duas horas. Os ingressos variam de 16 a 32 euros por pessoa.
TRILOGIA DE MUSEUS
Entre as atrações mais frequentadas de Madrid destaca-se a trilogia de museus, também chamada de Triângulo de Ouro da Arte, por representar a evolução da história da arte espanhola.
O Museu do Prado é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo. Nele, é possível apreciar o maior acervo de arte espanhola do século doze ao dezenove.
Entre suas obras mais notáveis estão “As Meninas”, de Velázquez, “Batismo de Cristo”, de El Greco, “Davi e Golias”, de Caravaggio, e “A Condessa de Vilches”, de Federico de Madrazo y Kuntz.
Por sua vez, o Museu Thyssen-Bornemisza abriga a valiosa coleção de arte da família Thyssen-Bornemisza, com coleções que começam no Renascimento e terminam no século vinte.
O primeiro andar reúne obras das vanguardas europeias, com destaque para Kandinsky, Picasso, Mondrian a Dalí. No segundo andar é encontrada a coleção de arte holandesa, de Rembrandt a Beckmann. No terceiro andar destacam-se as obras de El Greco, Bernini e Caravaggio.
Por fim, o Museu da Rainha Sofia abriga algumas das mais importantes coleções de arte moderna da Europa, com obras de Dalí, Miró e Picasso. A obra de maior destaque no museu é “Guernica”, de Picasso.
PRAÇA DE TOUROS LAS VENTAS
Maior arena de touradas da Espanha e a segunda do mundo, atrás apenas da Praça de Touros, no México. Las Vientas del Espíritu Santo foi projetada em 1931 em estilo neoárabe, que busca recriar a antiga arte islâmica.
A temporada de tauromaquia, ou tourada, ocorre de março a outubro, com destaque para a Feira de São Isidro, que acontece em maio e reúne os madrilenos em celebração do padroeiro da cidade, São Isidro Lavrador.
A festa conta com o famoso desfile de Gigantes e Cabeçudos, música ao vivo, missas e romarias, comidas populares e espetáculos pirotécnicos.
ESTÁDIO SANTIAGO BERNABÉU
Santiago Bernabéu é o mais famoso estádio de futebol de Madrid e um dos mais famosos da toda a Europa. Casa para o Real Madrid, clube de futebol mais valioso do mundo.
Inaugurado na década de 1940, com o nome de Estádio Chamartín, é remodelado em 1955, adotando o nome atual, em homenagem ao ex-presidente do clube.
Entre as modernizações, destaca-se o aumento da capacidade máxima: de 75 para 125 mil espectadores. Também foi construído um teto para dois terços do espaço e melhorada a iluminação noturna.
O Estádio Santiago Bernabéu já abrigou partidas importantíssimas, entre elas a final da Copa do Mundo FIFA de 1982, entre Itália e Alemanha, da qual os italianos saíram vencedores.
Pronto, você já sabe quais são as principais atrações turísticas da capital espanhola. Use este artigo para compará-las e, então, definir seu roteiro de férias!
Veja também mais sobre o estacionamento próximo ao aeroporto de guarulhos.