Seguro de celular: o que saber antes de contratarTempo de Leitura: 3 min

seguro de celulares

Quando o assunto é seguros, a imagem mais comum são os seguros de vida ou de automóvel. No entanto, uma modalidade de seguro que tem crescido nos últimos anos é o seguro de celular. Seja um celular com câmera dos mais simples ou um smartphone, proteger seu aparelho é muito importante nos dias atuais.

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 847.313 celulares no Brasil em 2021. Ou seja, uma média de 2.321 aparelhos por dia.

E em muitos casos, o aparelho roubado tem um valor muito alto, fazendo o dono ter que gastar bastante para repor o bem roubado.

Nesse sentido, ter um seguro de celular ajuda a amenizar os prejuízos, já que o seguro pode cobrir parte dessa perda. Mas como todo seguro, é preciso tomar cuidado ao escolher a melhor cobertura. Veja agora o que é o seguro de celular e o que levar em conta antes de investir em um.

O que é seguro de celular?

Um seguro de celular é uma apólice que protege o seu dispositivo contra roubos, furtos ou danos. Ele oferece vários tipos de cobertura que cobrem sinistros que envolvam o aparelho.

Por exemplo, se você tiver o seu aparelho roubado ou furtado, a apólice pode cobrir parte do valor do aparelho. Dessa forma, você não terá que desembolsar uma elevada quantia na hora de comprar um celular novo.

As coberturas dos seguros cobrem vários fatores, mas isso vai depender de cada seguradora. Por exemplo, há seguros que cobrem não apenas o furto e o roubo, como também acidentes, tais como quedas e danos ao aparelho. Outros, no entanto, oferecem somente a proteção contra furto ou roubo, que é a mais comum nesse tipo de seguro.

Quanto à cobertura, ela também pode variar de acordo com o tipo de seguro. Alguns podem oferecer um novo aparelho com base nas especificações do celular segurado, enquanto outros pagam um valor predeterminado pela apólice. Normalmente, o valor do seguro cobre parte do valor declarado do bem, algo como 70% ou 80%.

Tipos de furtos e roubos

Outra dúvida em relação aos seguros é sobre quais os tipos de furto ou roubo que a apólice cobre. Isso porque existem vários tipos de furto, e nem todos os seguros cobrem todos os tipos de roubo. De maneira geral, os seguros dividem furtos e roubos nas seguintes categorias:

  • roubo: o criminoso faz a abordagem da vítima para roubar um bem;
  • furto: quando não há abordagem, o ladrão leva o bem sem o conhecimento da vítima. São divididos em dois tipos

furto simples: quando a vítima percebe a subtração do bem depois do ocorrido, mas não há vestígios do crime;
furto qualificado: a vítima descobre o roubo quando encontra “pistas”. Por exemplo, uma bolsa rasgada, uma fechadura quebrada etc.

Antes de comprar o seguro, verifique quais os tipos de ocorrências que ele cobre, pois há seguros que não cobrem furto simples. Portanto, sua apólice pode não lhe dar cobertura se você não encontrar pistas de um furto.

Vantagens de um seguro

O seguro de celular é uma ferramenta nova, mas possui muitas vantagens, principalmente no caso de aparelhos maiores. Por exemplo, a mensalidade de um seguro é menor do que a compra de um aparelho novo, o que traz uma economia caso você tenha seu celular roubado.

Outra vantagem é que o seguro traz mais tranquilidade ao segurado, que não precisa desembolsar uma grande quantidade de dinheiro. Além disso, as seguradoras costumam resolver o problema e liberar o valor da restituição com agilidade.

Portanto, agora que você conhece os principais pontos de um seguro, pesquise, fique atento às cláusulas da apólice e escolha a melhor opção.

Deixe um comentário