A neve encanta muitos turistas, por isso os países que nevam são geralmente visitados por turistas que praticam esportes radicais, como o snowboard e o alpinismo.
Mas também são muito procurados para luas de mel, com passeios mais íntimos e boa gastronomia.
Seja na américa latina ou no extremo norte, para conhecer a neve o único requisito é gostar do frio. Entre os brasileiros, acostumados com as diversas opções turísticas de verão, essa pode ser uma chance de inovar.
Como infelizmente no Brasil a incidência de neve é muito rara, a maioria dos destinos a seguir são internacionais e para isso não se esqueça de procurar uma casa de cambio para que suas finanças não te deixem na mão.
Não sabe para onde viajar, mas tem preferência pelos destinos frios? Este conteúdo foi feito para você!
TORONTO, CANADÁ
Segundo o Environment Canada, o clima médio de inverno na cidade de Toronto, um dos maiores centros econômicos do Canadá, é de -5ºC, com precipitação (chuva) e neve em diferentes épocas do ano.
A pista de patinação da Nathan Phillips Square é uma das atrações mais procuradas dos dias frios. Além disso, a praça é conhecida por sediar importantes eventos de música e artes plásticas e por abrigar manifestações de cunho político.
Situadas na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, as cataratas do Niágara também são visitadas o ano inteiro. Elas não congelam no inverno, mas os rios e o vapor produzido pela queda da água congelam, modificando todo o cenário.
BARILOCHE, ARGENTINA
A cidade argentina de Bariloche está situada na Província de Río Negro, na encosta da Cordilheira dos Andes, daí o seu clima temperado, com inverno severo de junho a agosto. Neste período é aberta a temporada de esqui, em razão da maior quantidade de neve nas montanhas.
O município está rodeado por lagos e montanhas, como os cerros Tronador, López e Catedral. O Cerro Catedral abriga, inclusive, uma das estações de snowboard e esqui mais movimentadas da região.
Também se destaca entre as atrações o Parque Nacional Nahuel Huapi, espaço repleto de trilhas em meio à natureza, e os percursos turísticos chamados de Circuito Grande e Circuito Chico, com vistas para os bosques e montanhas da cidade.
ASPEN, ESTADOS UNIDOS
IMAGEM
Situada no Colorado, Estados Unidos, a cidade de Aspen ficou conhecida principalmente pela constante visita de celebridades, que procuram pelas estações de esqui nas proximidades das montanhas e pelos restaurantes e estabelecimentos de luxo nas redondezas.
Lembre-se de pesquisar e selecionar a melhor pista de esqui partindo do perfil de cada visitante. Das quatro montanhas, Aspen, Highlands, Snowmass e Buttermilk, a última é a mais indicada para iniciantes.
A neve costuma aparecer de novembro a abril, sendo dezembro e janeiro os meses com as maiores taxas de visitação.
ALPES SUÍÇOS, SUÍÇA
IMAGEM
Entre os principais destinos turísticos da Europa, a Suíça abriga um conjunto de picos cobertos de neve que formam a Cordilheira dos Alpes Centrais, abrigando diversas estâncias de inverno.
St. Moritz, uma das cidades da região, é a opção mais luxuosa e costuma ser procurada por muitas celebridades. Zermatt, por outro lado, abriga uma das montanhas mais famosas da Europa, a Matterhorn.
Caso não consiga decidir entre essas duas cidades alpinas, o trem expresso Glacier Express proporciona uma viagem com grandes janelas que possibilitam uma visão panorâmica dos famosos picos nevados da região.
Para aqueles que gostam de viver nas alturas, na região dos Alpes Suíços localiza-se a estação ferroviária mais alta da Europa, a Jungfraujoch, a 3.454 metros de altitude.
VALLE NEVADO, CHILE
IMAGEM
O Valle Nevado, no Chile, é uma das regiões geladas mais procuradas pelos brasileiros. Trata-se de um resort luxuoso que possibilita a prática de esportes de inverno, como o snowboard e o esqui.
Por ser localizado na Cordilheira dos Andes, cadeia de montanhas da costa ocidental da América do Sul, o clima frio é predominante, com nevascas recorrentes.
As datas de abertura e fechamento dos resorts dependem principalmente das condições meteorológicas, mas vale lembrar que a neve costuma aparecer por lá entre junho e outubro.
Valle Nevado está a cerca de 50 quilômetros da capital chilena, Santiago, conhecida por suas vinícolas e passeios culturais. Entre suas atrações mais procuradas estão a vista panorâmica do morro San Cristóbal, a Catedral Metropolitana e o Palacio de La Moneda.
Pronto, agora que você já conhece os destinos turísticos de inverno mais procurados mundialmente, é hora de decidir para onde viajar e começar o planejamento!
Veja também como arrumar a mala para viagens no frio.