Cuidados em sua Viagem para a Praia são essenciais para uma boa diversão, todos amamos uma boa ida à praia, não é mesmo? Mas você segue os cuidados necessários?
Veja os cuidados em sua viagem para praia, seja sozinho, acompanhado ou com a família sem nenhum probleminha!
Cuidados com o Sol
Quem não ama uma praia com o Sol brilhando no céu? O céu azulzinho, sem nuvens para atrapalhar, uma brisa fresca, sombra e uma aguinha de coco… uma delícia, não é mesmo?
O queridinho da praia também pode ser o vilão se não for dada a devida atenção que merece. Portanto, atente-se às seguintes questões:
Horário do Sol
Você já ouviu falar da expressão “Sol do meio dia”? Pois é, ela parece engraçada, mas é muito séria.
Durante o dia, o Sol atinge, em certo horário, seu ápice no céu e esse horário é justamente ao meio dia.
Quando o Sol nasce, geralmente às 6:00, ele está fraquinho, ainda despertando, com o passar das horas ele “sobe” no céu e, se você reparar, ao meio dia ele está bem acima de nossas cabeças.
Isto é o que se chama de “Sol a pino”, mas por que será que o “Sol do meio dia” é tão perigoso?
Bom, você já sabe que o Sol emite seus raios solares, certo? Então, um destes raios é chamado de Raio Ultravioleta (UV), o qual é prejudicial à saúde humana se houver muito contato.
Por isso o tal “Sol do meio dia” é tão perigoso, pois durante este horário, quando o Sol está em seu ponto máximo, é exatamente quando ocorre o maior grau de incidência dos raios UV.
Somando com o fato de que na praia usamos roupas de banho e ficamos diretamente expostos ao Sol, é o motivo de precisar haver o cuidado.
Deste modo, procure por ir à praia após o meio-dia, ou, durante este horário, proteja-se em um guarda-sol ou quiosques.
Protetor Solar
SEMPRE use protetor solar quando estiver exposto ao Sol, seja na praia, piscina, parque, trilha, passeio ou no dia-a-dia, recomenda-se reforçar a aplicação a cada duas horas, ou antes se suar, for na água ou achar necessário.
O protetor solar ajuda a minimizar os efeitos do contato com os raios solares danosos à nossa saúde criando uma película de proteção sobre a pele.
Crianças são sempre as mais castigadas pelo Sol no final do passeio, como brincam bastante e ficam um bom tempo na água, reforce com mais frequência sua aplicação e use protetores mais fortes para elas, atente-se às indicações do produto.
Procure por fatores maiores do que 30 FPs, na dúvida, procure pelo melhor para o seu tipo de pele
Cuidado com as Crianças
Crianças são a alegria da vida da família, em passeios sempre precisamos ficar de olho, mas na praia… O cuidado precisa ser redobrado.
Não se pode tirar o olho que elas já estão fazendo algo não é mesmo? Esta é uma das principais características de crianças, a curiosidade.
Por isso os responsáveis precisam estar sempre alerta.
Localização
Em praias, por ser um terreno amplo e aberto, as crianças perdem a noção de espaço e muitas vezes acabam se perdendo.
Para aliviar um pouco essa preocupação dos pais e responsáveis, os policiais das bases móveis em praias possuem pulseiras de identificação para os pequenos, onde é colocado o contato dos responsáveis.
Mas você pode levar e fazer a sua própria.
Indica-se também ficar perto de um ponto chamativo em que a criança possa se referenciar e utilizar guarda-sóis coloridos para chamar sua atenção.
Água + Crianças
Os pequenos adoram ficar na água, seja na praia ou na piscina, mas quando estão nela, os pais precisam estar atentos para os cuidado em sua viagem para praia mão ter nenhum obstáculo.
A correnteza do mar é muito perigosa, mesmo quando o mar está calmo, ela ainda está lá e é aí que as crianças não se atentam.
Elas vão brincando e se divertindo e não reparam que estão indo cada vez mais para o fundo ou desviando da reta dos pais, e acabam se perdendo.
Portanto, quando elas estiverem na água, fique de olho bem aberto.
Água e Comida
Água e comida não são uma boa combinação. Sabe quando comemos um fast food e ficamos moles? Quando bate aquele soninho depois do almoço?
Isso ocorre porque nosso cérebro manda a maior parte do oxigênio para ajudar a fazer a digestão, concentrando o gasto de energia nisso, por este motivo nos dá tanto sono após uma refeição
Então, estes sintomas somados com o calor na praia, fazem com que fiquemos ainda mais cansados e não dá pra entrar no mar sem estar 100% atento, não é mesmo?
Cuidado com Boias
Podem ser divertidas, mas na praia, não utilize boias ou objetos flutuantes para sua diversão, elas são levadas muito facilmente pela correnteza por serem leves.
Procure por boias em piscinas e lugares com limites estabelecidos, a praia não é um bom lugar para elas
Lixo no Lixo
Lembre-se que a praia não é só divertimento, mas também o lar de muitos animais. Você gostaria que jogassem lixo na sua casa? Certamente não.
Leve consigo sacolinhas plásticas para depositar embalagens, papéis e etc.
Boa Praia!
Seguindo os cuidados em sua viagem para praia, sua viagem para a praia vai ser repleta de boas memórias!
Já que estamos falando de viagem, veja também como arrumar sua mala