Dicas de segurança para turistas de primeira viagemTempo de Leitura: 4 min

dicas de segurança

Viajar é, com certeza, uma das atividades mais prazerosas e agradáveis que podemos realizar na vida, não é mesmo? Todo ser humano, pelo menos, uma vez deveria sair do seu habitat, permitindo-se a estar em contato com novas culturas, conhecer diferentes lugares, os costumes locais, experimentar outros pratos e assim por diante.

Seja para conhecer destinos internacionais ou para visitar territórios nacionais como, por exemplo, o centro de são paulo. Fazer uma viagem é uma experiência rica de aprendizados tanto para os turistas de primeira viagem como para os assíduos.

Logo, é normal para quem nunca viajou antes surgir algumas dúvidas acerca de como se comportar em determinado lugar, até mesmo saber as devidas precauções em relação à segurança. Desse modo, saiba como embarcar numa aventura enriquecedora. Basta continuar a leitura para aproveitar bem o passeio e expandir os seus horizontes sem medo.

Viajar: diversidade cultural

Vivemos em um mundo multicultural, ao falarmos sobre culturas nos referimos às diversidades existentes. A verdade é que a todo momento estamos em contato com diferentes valores de um povo, seja em pequenas ou grandes regiões, dentro ou fora do nosso país.

Cada região possui sua característica própria expressa na gastronomia, no sotaque, no idioma, na arte, na literatura, nas músicas, nas danças e entre outras diversas formas de uma civilização expor as suas tradições.

Dessa forma, estar consciente disso pode gerar o medo por não saber como se comportar aos costumes naturais do local, mas ao mesmo tempo uma euforia por conhecer hábitos diferentes. Portanto, é fundamental ter a mente aberta para aceitar e aprender que a diversidade cultural nos ajuda a sermos pessoas mais abertas, informadas, que respeitam o espaço e o papel importante que cada povo tem na construção de uma pluralidade social.

Assim, aprender sobre as diferentes culturas nos permite desenvolver uma visão ampla do mundo, ou seja, entendemos que a sociedade é maior do que aquela que nos cerca, aumenta nossa criatividade, desperta nossa curiosidade, ajuda a criar empatia e facilita a compreensão do presente devido ao contexto histórico.

Além disso, a diversidade também é responsável por compreendermos que uma nação é multicultural, sobre a importância em respeitar as diferentes formas de pensar e ser. Ela quebra os estigmas sociais, aqueles que fogem do padrão imposto, que só destroem o amor ao próximo.

Logo, por mais didático que o texto possa parecer, viajar também envolve aprendizados, entendimentos que não existe o lugar mais seguro do planeta, por essa razão algumas medidas de cautela são necessárias. No entanto, não podemos esquecer que desfrutar do destino é essencial, aproveitando bem o lugar sem paranoias, a fim de garantir recordações incríveis da sua viagem.

Dicas para uma viagem segura

Para turistas de primeira viagem ou não, ir para um lugar desconhecido traz algumas inseguranças. Pensando nisso, desbrave o local, porém com segurança.

Muitos planos de saúde disponibilizam seguros viagem, o que é uma ótima opção para viagens internacionais.

Conheça bem o destino

Primeiro passo é pesquisar bastante sobre a localidade, veja onde encontrar os pontos turísticos, como são os costumes, os preços de hospedagens, o comércio da área, o custo da alimentação, os eventos e comemorações que ocorrem na cidade.

Lembra sobre a diversidade cultural que falamos? Não precisa se assustar, mas tenha atenção com certas palavras, principalmente as “gírias”, já que algumas regiões as pessoas podem não entender e tornar a situação desconfortável. Desse modo, pensar antecipadamente nesses pontos vai evitar o aparecimento de alguns contratempos.

Além disso, conhecer o seu destino também é essencial para caso precise fazer uma troca de cambio, para isso pesquise e procure com antecedência uma casa de cambio para não passar sufoco em sua viagem.

Não leve muita bagagem

Ao buscar as informações do lugar, verifique o clima, isso facilitará na hora de fazer as malas, uma vez que elas podem atrapalhar a sua locomoção pela cidade, ainda mais se for utilizar os meios de transportes públicos. Lembre-se de colocar o essencial para uso como tênis, repelentes, protetor solar, medicamentos, etc. Nada de exageros. Assim, vai sobrar espaço para o souvenir dentro da sua bagagem.

Deixe seus itinerários com alguém

O ideal é informar aos familiares e amigos sobre o seu roteiro completo, comunicar a respeito dos lugares que pretende visitar, o hotel e os meios de transportes que pretende utilizar. Tomar essa medida vai tranquilizá-los, além de certificar que eles vão te procurar, caso algum imprevisto aconteça.

Destino

Por último, mas não menos importante, ao chegar ao seu destino, busque melhores informações sobre o turismo da cidade no aeroporto ou no hotel. Leve cartões de crédito, mas deixe sempre uma quantia em dinheiro em espécie na sua carteira, para pequenas compras, bem como se algum estabelecimento não aceitar cartão.

Deixe um comentário