Os destinos gastronômicos são definitivamente um dos critérios mais importantes no momento de escolher seu destino de férias. Há quem viaje apenas para conhecer a culinária de um país.
Os destinos gastronômicos mais celebrados destacam-se por apresentar ao resto do mundo seus pratos característicos e sabores marcantes, do croissant francês à paella valenciana, que hoje são reproduzidos pela culinária de diferentes países.
Procura por um destino gastronômico e não sabe por onde começar? Este conteúdo foi feito para você!
FRANÇA
Destino gastronômico por excelência, a França é conhecida especialmente por sua alta cozinha, que inclui receitas à base de creme de leite e faz uso de técnicas sofisticadas revisitadas pelas principais escolas de gastronomia mundo afora.
Os pratos mais tradicionais são o Coq Au Vin, um cozido de galo com vinho tinto, e o Cassoulet, uma espécie de feijoada com proteínas típicas de cada região. As sobremesas também são muito reproduzidas, com destaque para o macaron, o crème brûlée e o mille-feuilles (mil-folhas).
CHINA
O mundo ocidental não está preparado para alguns dos itens utilizados na culinária deste país, como gafanhotos, escorpiões e cobras. Mas não só de ingredientes exóticos vive a cozinha chinesa, bastante popular entre os brasileiros por conta das várias franquias dedicadas a ela.
Se destacam entre os pratos mais conhecidos internacionalmente o rolinho primavera, o arroz frito, o bolinho de arroz recheado, o tofu recheado, o camarão-trovão e o camarão à moda de Xangai.
JAPÃO
A meticulosa culinária japonesa prioriza especialmente a sazonalidade dos alimentos e a apresentação dos pratos. É, por isso, uma das mais premiadas cozinhas do mundo, de acordo com o Guia Michelin.
Este destino gastronômico é muito procurado pelos brasileiros, acostumados com os pratos inspirados em algumas de suas receitas, como o yakisoba, o tempurá e o shimeji na manteiga.
Embora originado na China, o macarrão também se tornou um dos itens essenciais da culinária japonesa. Os mais populares são o sodá, o udon e o ramen, que costuma ser servido com molho e carne de porco.
ITÁLIA
Mais uma grande influência na cozinha dos brasileiros, a culinária italiana é também influenciada por outros sabores e culturas, como as cozinhas grega, romana, bizantina e árabe.
O comércio familiar é muito comum no país, dando aos produtos italianos um caráter regional. Os queijos dos tipos Parmigiano Reggiano e Gorgonzola, produzidos respectivamente nas regiões da Emília Romana e de Piemonte, são um bom exemplo disso.
As pizzas também têm o tempero da Itália, ainda que não tenham sido criadas no país. Mas são as pastas as verdadeiras protagonistas da cozinha italiana, dividindo-se por regiões, como o Tortellini da Emilia Romana ou o Spaghetti da Campania.
ÍNDIA
A Índia é listada como um dos mais procurados destinos gastronômicos do mundo por conta da sua variedade de temperos, como o curry, o cominho, o cardamomo e o garam massala.
Por conta disso, as possibilidades de receitas e de técnicas são multiplicadas, ainda que existam as preferidas, como a samosa, uma espécie de pastel recheado, o Vada Pav, sanduíche vegano com hambúrguer de batatas, e o curry de peixe, uma das receitas mais celebradas pelos turistas.
TAILÂNDIA
Uma das principais razões para o sucesso da Tailândia como destino turístico é sua culinária. A variedade de temperos, a pimenta e o equilíbrio dos diferentes sabores são as mais claras características dessa cozinha.
Entre os pratos mais conhecidos estão o Pad Thai, macarrão frito servido com frutos do mar, o Tom Yum, sopa com sabores fortes que leva camarão e cogumelos, e o Som Tam, uma salada saudável e apimentada.
PERU
Vale lembrar que, em 2006, o Peru foi selecionado como o melhor destino gastronômico do mundo, por conta dos seus restaurantes e sabores diversificados.
O ceviche, feito com pedaços de peixe marinados no limão, é o prato mais famoso dessa cozinha. Há também os anticuchos, espetinhos de carne acompanhados por vegetais, e o tacu tacu, uma variação do nosso arroz com feijão.
MÉXICO
A cozinha mexicana tem como ingredientes principais o milho, o feijão, as pimentas e os produtos de origem indígena, como o tomate, a abóbora, o abacate, o cacau e a baunilha.
Entre os pratos mais famosos estão o chilli com carne, o guacamole, preparado com abacate e tomate, os tacos, que são tortas de milho assadas e recheadas, os burritos, enroladinhos com recheio variado, e as tortillas, massa usada nos tacos e nos burritos.
ESPANHA
Parte da região mediterrânea, a Espanha também é muito conhecida por sua culinária, caracterizada principalmente pelo uso de batatas, especiarias e legumes variados.
Seu prato mais famoso é com certeza a paella, um arroz com legumes e frutos do mar. Também são muito populares a tortilla de patata, uma espécie de omelete feito com batata, e o gazpacho, uma sopa fria de vegetais.
BRASIL
Por fim, o Brasil é reconhecido por sua variedade regional, influenciada pela presença de outras culturas ao longo dos anos.
Entre os pratos mais reproduzidos em cada uma dessas regiões se destacam o acarajé baiano, o tacacá paraense, o churrasco gaúcho, a galinhada mato-grossense e o torresmo mineiro.
Até mesmo a capital mais importante do país, São Paulo oferece diversos atrativos para turistas.
Pronto, agora você já conhece os destinos gastronômicos mais celebrados mundialmente. É hora de escolher e começar o planejamento!
Veja também os destinos mais procurados para os fãs de neve.