Convenhamos: ninguém gosta de gastar dinheiro à toa, ainda mais durante uma viagem importante, como por exemplo uma para um hotel em Guarulhos seja ela de lazer ou negócios. Felizmente, existem formas de evitar ou pelo menos reduzir esse custo, sem precisar correr para o banheiro do aeroporto e vestir o máximo de peças da mala que conseguir.
Desde uma mala de viagem mais leve e espaçosa até o uso inteligente da sua bagagem de mão, com as dicas que vamos apresentar neste artigo, você vai conseguir evitar sustos para o seu bolso e se planejar melhor para o momento do check-in.
Além disso, vai descobrir como funciona a cobrança do excesso de peso da bagagem e quais são as regras de dimensões máximas permitidas pelas companhias aéreas na hora de despachar as malas dos seus clientes.
Regras de transporte de bagagem
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabelece as regras de limite máximo de peso e quantidade de volumes que cada passageiro pode levar em um voo comercial, bem como as tarifas que as companhias aéreas podem cobrar.
Apesar de essas regras mudarem de tempos em tempos, podemos fornecer alguns parâmetros para que os viajantes possam se planejar para não terem imprevistos na hora de despachar suas malas.
Franquia de bagagem
Basicamente, cada passageiro tem o direito de levar consigo uma bagagem de mão de até 10 Kg sem ter que pagar qualquer taxa, independentemente da companhia aérea.
É muito importante que você saiba utilizar com inteligência essa franquia, já que você terá que levar na mala a ser despachada qualquer objeto cortante ou produto inflamável, como desodorantes e frascos com capacidade superior a 100 ml.
Leve em consideração ainda que o mais recomendado é que você leve na bagagem de mão objetos de valor, como joias, dinheiro em espécie e eletrônicos.
Bagagem despachada
Em relação à bagagem despachada, a ANAC emitiu uma resolução permitindo que as empresas aéreas possam vender passagens com diferentes tipos de franquias ou até mesmo sem qualquer franquia, caso o viajante opte por não utilizar esse serviço.
Por isso, é muito importante que você tenha atenção ao que está incluso no preço da passagem, pois, em geral, os bilhetes sem franquia, isto é, sem um limite de peso de cobrança por excesso, costumam ser mais baratos.
Como evitar o excesso de bagagem?
Agora, para evitar pagar por excesso de bagagem, não tem jeito, o segredo é se planejar. Por isso, avalie muito bem a necessidade de tudo aquilo que você for inserir na sua mala, evitando o famoso “excesso de precaução”, ou seja, levar peças de roupa de uma estação diferente daquela durante a qual você estará viajando.
Em todo caso, procure sempre pesar a sua mala antes de sair de casa, pois se ela ultrapassar os 23 kg, as companhias aéreas cobrarão por cada quilo excedente e, dependendo do caso, a conta pode ficar bem salgada.
É preciso ter atenção também para as dimensões da mala, já que as empresas aéreas estabelecem regras rígidas para o transporte da bagagem. Na maior parte dos casos, o tamanho máximo da bagagem despachada é de 158 cm lineares, somando comprimento, largura e altura.
Dessa forma, é muito importante que você preste atenção no peso e nas dimensões da mala vazia, preferindo modelos mais leves, robustos e espaçosos. Se você estiver viajando com alguém, procure saber quanto seu companheiro ou companheira de viagem está levando de bagagem para, assim, poder distribuir melhor o peso e evitar qualquer cobrança extra inesperada.