Pode não parecer, mas faltam menos de três meses para 2022. E se você pretende fazer uma viagem de fim de ano, saiba que está mais do que na hora de você começar a se preparar.
Afinal, uma viagem bem-sucedida é uma viagem bem planejada.
Portanto, comece já a se organizar e não deixe de conferir, com atenção, as dicas que apresentaremos a seguir – com certeza elas irão te ajudar!
8 dicas para se preparar para uma viagem de fim de ano
1. Gastos/Despesas
Fazer uma viagem, ainda mais no fim do ano, envolve diversos gastos.
Por isso, a primeira dica para você se preparar para uma viagem de fim de ano é: planeje todos os seus gastos.
Então, faça pesquisas na internet e verifique quanto você vai gastar com hospedagem, quanto vai gastar com passeios, com alimentação, transporte e assim por diante.
Faça esse levantamento para ter uma noção clara e o mais importante, realista, de quanto você precisará desembolsar.
Nada de “chutar o balde” e gastar um dinheiro que você não tem, ok? Você não vai querer começar 2022 com dívidas e a conta no vermelho, certo?
2. Cuidados atuais
Por conta da pandemia de Covid-19 (que ainda não acabou), é importante que em sua viagem de fim de ano você mantenha todos os cuidados que já são conhecidos.
Então, utilize máscara e álcool em gel, evite aglomerações, respeite o distanciamento e priorize atrações, atividades e pontos turísticos que são a céu aberto.
Além disso, em suas pesquisas, não deixe de verificar a situação sanitária do destino. Você não vai querer viajar para um lugar que seja arriscado, certo?
3. Seguro viagem
A terceira dica para você se preparar para uma viagem de fim de ano é: contrate um seguro viagem, mesmo que não seja obrigatório.
Afinal, problemas e imprevistos podem acontecer, seja em viagens nacionais ou internacionais.
Portanto, para não ter dor de cabeça e nem prejuízos, contrate um bom seguro antes de viajar.
E ao pesquisar por este item, verifique se há coberturas relacionadas à Covid-19.
4. Reservas
Quando falamos em viagens, o período de fim de ano é conhecido como alta temporada. E isso quer dizer que o volume de turistas no destino costuma ser maior.
E como consequência, há mais filas, tempo de espera e, às vezes, lotação em atrações, pontos turísticos, restaurantes, etc.
Por isso, para não passar “perrengues” ou perder a oportunidade de conhecer algum lugar, ou atração, procure fazer reservas de tudo o que for possível com antecedência.
Dessa forma, você garantirá o seu lugar, a sua presença, e não correrá o risco de se deparar com ingressos ou bilhetes esgotados, ou sem vagas disponíveis.
Ah! E sua viagem de fim de ano for para o exterior, ainda há uma outra reserva para fazer, caso você pretenda ir com seu carro até o aeroporto… estamos falando aqui sobre o estacionamento.
Afinal, você não vai querer deixar o seu veículo na rua, não é mesmo?
Então, se você vai embarcar, por exemplo, em São Paulo, não deixe de procurar por um estacionamento no aeroporto Guarulhos, como o Viaje Park e reservar uma vaga para o seu carro.
5. Hospedagem
A menos que você fique na casa ou apartamento de um conhecido (amigo ou parente), você terá que definir um local para ficar hospedado.
Então, nos próximos dias, faça pesquisas na internet, avalie as opções de acomodação disponíveis, bem como os preços, e verifique as avaliações e comentários de pessoas que já ficaram no local.
O importante é escolher um local seguro, que tenha uma boa localização e um preço justo.
6. Roteiro
Ao fazer uma viagem, você não vai para ficar no hotel, certo? Você vai para passear, visitar atrações, conhecer pontos turísticos e assim por diante, não é mesmo?
Pois estão, para aproveitar cada momento e cada lugar da melhor maneira, é de suma importância que você monte um roteiro.
Assim, você conseguirá se organizar e curtir cada dia da sua viagem.
7. Bagagem
O que levar na bagagem? Essa é uma dúvida comum para a maioria dos viajantes. Porém, seja a sua viagem nacional ou internacional, existe um aspecto de suma importância que irá te ajudar… estamos falando aqui sobre pesquisar o clima que estará no destino alguns dias antes de viajar.
Isso porque, tendo essa informação, você conseguirá fazer as suas malas de modo mais eficiente, sem exagerar e levar coisas desnecessárias.
Então, quando estiver chegando o dia da sua viagem, veja na internet como estará o clima no destino e separe suas roupas e seus acessórios de acordo com isso.
Além do mais, não deixe levar um kit com alguns medicamentos para enjoo, dor de cabeça, dor de barriga, etc., produtos para sua higiene pessoal, carregadores e/ou baterias, e adaptadores de tomada (se o seu destino de viagem fica em outro país).
8. Pesquisas
Durante o seu planejamento, obviamente que você terá que fazer pesquisas.
Porém, o que queremos dizer nesta oitava e última dica é que você pesquise não só sobre coisas óbvias – principalmente se a sua viagem é para outro país.
Por exemplo, quais as leis e regras que existem no destino? Quais são os hábitos e costumes locais? Além disso, qual é a história e as curiosidades? Você sabe?
Quanto mais você se informar e souber sobre o destino, mais completa e proveitosa será a sua viagem, afinal, assim, você estará pronto e preparado, de fato, para ela!